O jornal Publituris vai distinguir pelo 14º ano aquilo que de melhor se faz em Portugal no sector do Turismo. Os Publituris Travel Awards, já conhecidos como os ‘Óscares do Turismo’ em Portugal, vão ser entregues no 21 de Setembro, no Bom Sucesso Resort, em Óbidos.
Os Publituris Portugal Travel Awards são uma iniciativa do jornal Publituris, em conjunto com o Bom Sucesso Resort, a Câmara Municipal de Óbidos e a Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal. Contam ainda, com a organização da Desafio Global, a empresa de eventos mais premiada da Península Ibérica tendo, ao longo dos seus 15 anos de actividades, recebido 114 prémios nacionais, ibéricos e europeus, de onde se destacam os prémios de Melhor Agência de Eventos da Europa nos Best Event Awards.
Localizado nas margens da Lagoa de Óbidos, perto da vila histórica de Óbidos, o Bom Sucesso Resort é muito mais do que um simples resort. É um projecto único, concebido ao pormenor por 23 arquitectos consagrados, como é o caso de Souto Moura, Siza Vieira ou Carrilho da Graça. Desenvolvido numa área de cerca de 160 hectares, além das suas 601 moradias, o resort oferece um vasto conjunto de serviços vocacionados para o segmento de lazer e golfe, incluindo um campo de golfe PGA de 18 buracos, projectado por Donald Steel, três campos de ténis, dois campos de padel, um campo de futebol, um heliporto, uma área comercial, um Clubhouse e restaurante, uma piscina e bar comum, um parque infantil, e, futuramente, um hotel e spa de luxo.
Quanto à oferta de alojamento, esta é muito diversificada, oferecendo aos hospédes a possibilidade de permanecerem em moradias contemporâneas, conhecidas como ARQ Hotel Villas. Estas são moradias únicas: privadas ou townhouses, totalmente equipadas e cada uma desenhada por um dos 23 arquitectos que participaram neste projecto. Oferecem vistas sobre os jardins, o campo de golfe e algumas beneficiam de vistas exclusivas para a Lagoa de Óbidos e para o Oceano Atlântico.
No início da década de 70, Nuno Rocha, fundador do Jornal Publituris, e Belmiro Santos organizaram em Alfama, no antigo restaurante “Cota d'Armas”, os “Melhores do Turismo em Portugal”. O sucesso do primeiro evento foi tanto que o então ministro da Informação e Turismo do Estado Novo, César Moreira Batista, e, mais tarde, Pedro Pinto marcaram presença. A iniciativa foi descontinuada anos mais tarde, sendo recuperada em 2004 como Prémios Publituris, num evento que decorreu no Hotel Corinthia Lisboa. Desde aí que a grande Gala do Turismo em Portugal passou, em edições posteriores, pelo Hotel Pestana Palace (2005), Casino de Lisboa (2006), Grande Real Villa Itália (2007), Castelo de Palmela (2008), Castelo de São Jorge (2009), Hotel Tivoli Victoria (2010), Hotel Mar d'AR Muralhas (2011), Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (2012), o Espaço Montes Claros, em Monsanto (2013) e o Mosteiro de Alcobaça (2014), Pine Cliffs Resort (2015), Convento São Francisco (2016).
Os Publituris Portugal Travel Awards 2017 destinam-se a premiar as melhores empresas, instituições, serviços e profissionais que se destacaram no sector do Turismo no decorrer do último semestre de 2016 e o primeiro de 2017.
Os Prémios compreendem dois eventos:
Os Publituris Portugal Trade Awards, que decorrem na BTL.
Os Publituris Portugal Travel Awards, que decorrem em Setembro.
Os nomeados foram escolhidos pela redacção do Publituris;
São nomeadas até um máximo de sete entidades por categoria;
Para a nomeação, o Publituris tem em conta o trabalho desenvolvido ao longo do período em apreciação; capacidade de inovação, visibilidade mediática, distinções nacionais e/ou internacionais, dados estatísticos oficiais, entre outros;
Só serão nomeadas empresas/instituições com actividade mínima comprovada de nove (9) meses no período em apreço.
Os nomeados são submetidos a uma votação online de forma a apurar os vencedores em cada categoria;
A votação online decorre no site dos prémios entre os dias 4 de Agosto e 11 de Setembro;
Para validar o voto é exigida a introdução do e-mail, que terá de ser idêntico ao de registo na newsletter do Publituris.pt;
Os vencedores resultam de uma média ponderada entre os votos dos assinantes da newsletter do Publituris (40%) e dos votos do Júri (60%);
Os membros do Júri também votam online;
O júri é constituído por diversas personalidades: representantes de associações do sector, ex-secretários de Estado do Turismo, empresários, profissionais, consultores, jornalistas;
O voto do júri é válido apenas nas categorias nas quais não tenham interesses directos;
O Publituris reserva-se ao direito de anular votos suspeitos, baseando-se para tal no registo de e-mail.